Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Revista / Versão impressa / Número 7

Resumos da edição nº 7 da revista Ciência e Luta de Classes

 

productimage-picture-ciencia-e-luta-de-classes-7-154_jpg_280x280_q85.jpg



A Crise, a Revolução e a Contrarrevolução, por Aluisio Pampolha Bevilaqua

Cientista Político e Pesquisador Bolsista do CNPQ na UFC – Universidade Federal do Ceará, Membro do Conselho Editorial do CEPPES e Editor-chefe do Jornal INVERTA

Resumo:
O autor articula análise da crise do capital e suas implicações sociais e políticas, estabelecendo conexões de continuidade e descontinuidade no cenário mundial, em particular relacionando a chamada “Perestroica Muçulmana” e a situação da América Latina frente ao imperialismo.

 


A crise econômica mundial – um reflexo dos desequilíbrios estruturais do capitalismo, por Fabien Tarrit

Universidade de Reims Champagne - Ardenne, France. Doutor em Economia, MC (REGARDS-OMI)

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo apresentar a crise capitalista atual como uma manifestação das contradições fundamentais do sistema, em particular, a lei da baixa tendência da taxa de lucro. Depois de ter levantado um estado das manifestações mais imediatas e mais visíveis da crise, o autor se volta para os mecanismos estruturais como uma expressão particular da tendência à baixa da taxa de lucro, o que toma a forma de um fenômeno de sobreacumulação-desvalorização do capital. Em seguida, descreve as práticas realizadas diante da crise, e concluímos perguntando-nos sobre a pertinência do discurso que fala de uma nova retomada.



O Centenário de um Intérprete Marxista: Nelson Werneck Sodré (1911-2011), por Lincoln de Abreu Penna

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Presidente do MODECON (Movimento em Defesa da Economia Nacional).

Resumo:
O artigo recupera elementos fundamentais da trajetória do historiador e general brasileiro, destacando sua firmeza de princípios e notável contribuição ao estudo do marxismo. Ressalta ainda a abrangente análise feita das interpretações sobre o Brasil na literatura nacional.


Luiz Carlos Prestes: a Saga do Cavaleiro da Esperança - Parte I: (1898-1927), por Gustavo Santos

Graduando em História pela Universidade Federal Fluminense

Resumo:
O artigo, dividido em duas partes, é uma breve biografia do Cavaleiro da Esperança, lançando mão de obras consagradas sobre o tema, esta primeira parte inicia com fatos da juventude e termina com a entrada dos revolucionários em território boliviano.


Jornada de Trabalho e Capital no filme Os Companheiros, por Antonio Cícero Cassiano Sousa / Pesquisador no CEPPES e professor na FAETEC Daniel Cruz de Souza / Graduando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
O artigo analisa o filme Os companheiros, de Mario Monicelli, observando a luta pela redução da jornada de trabalho e a construção de uma consciência para si entre os trabalhadores italianos de Turim no final do século XIX. O objetivo central é fornecer bases para elaboração de um roteiro para uso do filme em sala de aula e outros espaços de formação.



Resenhas

BEVILAQUA, Aluisio Pampolha. A crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXI. Rio de Janeiro: Inverta; Fortaleza, CE: Edições UFC, 2011. Por Aparecida Tiradentes

Pesquisadora em Educação Profissional da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ e Assessora em Assuntos Educacionais do Sinpro-Rio

Resumo:
A partir de rigoroso estudo teórico e reflexões sustentadas por sua longa imersão na prática política, Aluisio Bevilaqua nos oferece, neste livro, argumentos para a crítica ao relativismo pós-modernista, ao “marxismo revisionista” e à ideologia liberal/neoliberal da “ciência como fator produtivo”, pretexto para o sequestro da escola e da universidade pelo mercado. São estes os três alvos alcançados simultaneamente por Bevilaqua, quando apresenta e fundamenta sua tese geral da interdeterminação no trinômio “crise do capital-ciência-educação”.