Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Revista / Edições Anteriores / Edição - janeiro de 2015 - n. 2 - v. 2

Revista Ciência & Luta de Classes (versão digital) n.2 - janeiro/junho de 2015



Capa

 Clique aqui ou na capa para baixar a íntegra desta edição

 

Editorial

Editorial da segunda edição da Revista Ciência e Luta de Classes (versão digital)

 

A Crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação

O presente artigo de Aluisio Pampolha Bevilaqua, A Crise Orgânica do Capital: o Valor, a Ciência e a Educação tem por finalidade apresentar uma síntese da parte principal da pesquisa, sob igual título, cujo objetivo é demonstrar que a essência da crise do capital atual reside na erosão do paradigma de valor, a relação tempo de trabalho socialmente necessário; e que a ciência e a educação desempenham papel sine qua non no processo de crise e de sua superação (a transição a novo paradigma de valor, o do tempo disponível da sociedade). Finalmente, diante desta tendência, sugere a formação de núcleos de estudos pedagógicos estratégicos para desenvolver uma nova formulação pedagógica. Palavras-chave: Crise, Capital, Paradigma, Ciência, Educação

 

Estado e especulação

O artigo de Theotonio dos Santos analisa o novo papel do Estado diante das transformações da economia mundial. Esta avança no sentido de uma globalização que aparece como um debilitamento dos Estados Nacionais. O artigo mostra, contudo, que são estes Estados Nacionais que possibilitam este crescente intercâmbio econômico mundial. Dá-se especial ênfase ao surgimento de poderosos Estados Nacionais como resultado do processo de descolonização produzido a partir do final da segunda guerra mundial. Palavras-chave: Estado, revolução científico-técnica, dependência, capital financeiro, dívida pública, capitalismo de Estado

 

A Nova Etapa do Imperialismo - a transição do capitalismo ao socialismo

O artigo de Lincoln de Abreu Penna tem como objetivo atualizar o debate em torno da elaboração teórica original de Lênin sobre o imperialismo, comparando-a com estudos mais recentes que destacam a ampliação do significado de conceitos como democracia e república. Palavras chave: imperialismo, crise capitalista, neoliberalismo, democracia, república.

 

A integração regional como estratégia de política de Estado do Brasil na geopolítica internacional

O processo de Integração Regional se insere num movimento de articulação de países vizinhos objetivando uma maior participação no cenário geopolítico internacional. O presente artigo acadêmico, de Sérgio Luiz Pinheiro Sant’Anna, se situa no campo da contra-hegemonia e defende que o Brasil deva assumir sua condição de líder regional e atuar como um player na defesa dos seus interesses e os demais países sul-americanos, seja em virtude da participação no Mercosul, seja em virtude da participação na Unasul, junto aos demais países nos foros e espaços de discussão política como a ONU, o G-20, a OMC, dentre outros. Palavras-chave: Integração Regional, UNASUL, MERCOSUL, Contra-Hegemonia Multilateralismo

 

Experiência pedagógica no progressismo desenvolvida em 1969 na Ilha de Paquetá

O artigo de José Augusto Di Jorge Vasconcellos expõe a aplicação da filosofia pragmática de John Dewey no estudo da fauna marinha da ilha de Paquetá, feito por alunos da escola secundária com orientação dos professores, em 1969. O desenvolvimento do projeto modificou a prática do estudo de Zoologia do imobilismo para um processo de compreensão da adaptação dos animais nos seus ambientes na elaboração de chaves de classificação, que permitiram aos educandos compreender que a evolução das espécies é um processo. Palavras-chave: contexto, projeto-escola, cadeia alimentar, sobrevivência.

 

Homens plenos, sem enigmas

Este texto de Fábio Fernandes Villela tem por objetivo apresentar um feixe de possibilidades das relações entre “educação e trabalho” em Cuba. Trata-se de alguns resultados de nossa pesquisa de pós-doutorado intitulada “A escola da justiça global”, onde abordamos os desafios e as possibilidades da educação e trabalho na América Latina. Nesse sentido, partimos da problemática histórico-teórico do tema, formação de “homens plenos” e tematizamos um tipo ideal de homem pleno. Problematizamos especificamente as questões relativas aos intelectuais e a organização trabalho pedagógico nas “escolas no campo” em Cuba (1960-1975). E por fim, abordamos as possibilidades da justiça global na América Latina contemporânea. Palavras-chave: Educação e Trabalho em Cuba; Escolas no Campo em Cuba (1960-1975); Educação do Campo, Formação de Homens Plenos; América Latina.

 

A produção de telejornais e telenovelas em tempos de crise do capital

O artigo de Antonio Cícero Cassiano Sousa tem como hipótese central que as transformações recentes no modo de produção capitalista subvertem o papel tradicional do telejornalismo, tornando-o menos propenso reivindicar neutralidade e reafirma o papel de mobilização emocional da teledramaturgia. Palavras-chave: televisão, telejornalismo, teledramaturgia, revolução científico-técnica, telerrealidade.

 

Lotman, “Argo” e “Ghost Army”: Guerra e Cinema Através do Conceito de Semiosfera

Em espaços culturais atuais marcados por características como auto-referência, metalinguagem, recursividade e ressonância, torna-se urgente a compreensão do conceito de semiosfera tal como concebido por Yuri Lotman. O conceito pode ser útil na compreensão de um fenômeno verificado tanto nos sistemas culturais como o cinema e TV como nos sistemas “duros” como o político e o econômico: pela qualidade isomórfica que os equipararia seriam capazes de se inter-relacionar em atos de semioses. O artigo de Wilson Roberto Vieira Ferreira vai analisar dois exemplos onde procuraremos demonstrar as interações entre esses sistemas semióticos: o caso “Argo” que envolveu inter-relações entre o sistema semiótico cinematográfico e o complexo militar-diplomático norte--americano tanto na década de 1970 quanto na atualidade com a produção do filme “Argo”; e o segundo, a estratégia militar norte-americana conhecida como “Ghost Army” envolvendo mais uma vez a troca de informações entre os mesmos sistemas semióticos. Palavras-chave: Cinema, Semiótica da Cultura, Lotman, McLuhan

 

Entrevista com o cineasta Silvio Tendler

Silvio Tendler nasceu em 1950 no Rio de Janeiro e já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Os documentários O mundo mágicos dos trabalhões (1 milhão e 800 mil espectadores), Jango (1 milhão e 100 mil) e JK (800 mil) detêm as maiores bilheterias desse gênero no Brasil.

 

Documento: George Jackson - Recordando o verdadeiro dragão

Entrevista com George Jackson realizada por Karen Wald entre 16 de maio e 29 de junho de 1971. George Lester Jackson (1941-1971) foi membro do Partido dos Panteras Negras,participou das lutas sociais da década de 1960 nos Estados Unidos, preso por doze anos, foi assassinado pela polícia dentro da cadeia.

 

Resenha

 

SANTOS, Roberto Santana. Coronéis e Empresários: Da Esperança da Transição Democrática à Catástrofe Neoliberal (1985-2002). Rio de Janeiro: Luminária Academia/Editora Multifoco, 2014.