Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Revista / Edição janeiro de 2016 - n. 4 - v. 3 (atual)

Edição janeiro de 2016 - n. 4 - v. 3 (atual)

ISSN: 2358-3444

Editorial

Com a publicação do nº 4 da edição digital e o nº 12 da edição impressa completam-se dez anos de atividade de nosso periódico científico. Como principal lição que tiramos da experiência até o momento temos a confirmação de nossa missão definida quando do primeiro número: o primado da construção teórica sobre a prática e a necessária fusão dessa com a primeira expressa na categoria práxis, como atividade humana criativa.

Editorial - Leia mais…

Feira industrial e reprodução de classes sociais: da “capital da moda íntima” à intimidade do capital

Esse artigo, do pesquisador Andre Laino, aborda a Feira de produtos de confecções - Fevest - de Nova Friburgo. Sua montagem visa resguardar à cidade o título de “capital da moda íntima”. Nela, o envolvimento político-institucional local, regional e nacional não esconde um processo de seleção e exclusão econômico-financeiro que perpassa a cadeia produtiva e onde, também, se configura o caráter de classe social imprimido à relação entre estética e produção de mercadorias.

Feira industrial e reprodução de classes sociais: da “capital da moda íntima” à intimidade do capital - Leia mais…

A embriaguez mortífera do canto neoliberal da sereia pós-moderna capitalista

O texto A Embriaguez mortífera do canto neoliberal da sereia pós-moderna capitalista é fruto da participação do autor, professor Roberto Kennedy Gomes Franco, no X Seminário Internacional de Luta contra o Neoliberalismo, com o tema: “A Crise do Capital: Guerra imperialista e Golpe neoliberal”. Dialeticamente analisa as contradições históricas da chamada pós-modernidade enquanto lógica cultural das relações sociais que os indivíduos estabelecem no modo de produção do capitalismo tardio.

A embriaguez mortífera do canto neoliberal da sereia pós-moderna capitalista - Leia mais…

A educação e contratendências à crise orgânica do capital

O artigo do pesquisador Aluisio Bevilaqua analisa as teorias sobre o capital humano e a teoria marxista sobre a crise, estabelecendo quadro comparativo entre ambas, partindo do pressuposto que a atual crise do sistema capitalista é uma crise distinta das que se manifestaram até agora por seu caráter estrutural, orgânico e de transição para outro modo de produção. Procura entender crise da organicidade do capital e estabelecer pistas para sua superação.

A educação e contratendências à crise orgânica do capital - Leia mais…

Ressonâncias da Alegoria Benjaminiana no Pensamento de Boaventura: a realidade não pode ser reduzida ao que existe

O artigo de Dilson Miklos apresenta as ressonâncias do pensamento do filósofo alemão Walter Benjamin na obra do sociólogo português Boaventura de Souza Santos, tal aproximação ressalta uma filiação que lança luzes sobre os escombros soterrados e as vozes silenciadas pelo projeto moderno pautado na ideia de progresso. Libertar a História do seu universalismo e propor uma nova abordagem para o tempo e o espaço está no cerne da construção textual.

Ressonâncias da Alegoria Benjaminiana no Pensamento de Boaventura: a realidade não pode ser reduzida ao que existe - Leia mais…

Raça, democracia racial e racismo

O artigo de Gabriel Siqueira trata de assunto polêmico que tratado pelos veículos de comunicação, contudo nem sempre com rigor científico. O tema da raça, democracia racial e racismo no é discutido neste artigo sobre uma literatura clássica nacional que caminha desde 1970 com Clóvis Moura, Abdias do Nascimento e Darcy Ribeiro até os anos mais recentes com produções de Lilia Schwarcz e Hédio Silva Júnior. A partir destes autores trataremos dos conceitos acima descritos com um recorte para o acesso ao Ensino Superior.

Raça, democracia racial e racismo - Leia mais…

Guerra Fria entre as estrelas

A questão central do artigo de Antonio Cicero Cassiano Sousa, que faz parte da coluna CInema e Sala de Aula, é caracterizar como ocorreu a adesão à caça às bruxas e as formas de resistência a ela esboçadas. No plano interno ao meio cinematográfico, a Guerra Fria se reproduz em bases semelhantes àquelas do conflito externo (EUA/URSS). Procura-se estabelecer um confronto entre os acontecimentos relacionados aos depoimentos na CCAA, tanto no que se refere aos que se recusaram a colaborar, como aos delatores, especialmente, o diretor Elia Kazan. A análise do filme Sindicato de ladrões oferece material para relacionar ideologia e produção cinematográfica e para entender as tentativas em justificar a delação e a caça às bruxas.

Guerra Fria entre as estrelas - Leia mais…

Resenha

BEVILAQUA, Aluisio Pampolha. A Crise Orgânica do Capital: o Valor, a Ciência e a Educação. 2015. 429 p. Tese de doutorado UFC. Fortaleza.

Resenha - Leia mais…

Resenha - Santos

A Teoria da Dependência: balanços e perspectivas. Reedição ampliada e atualizada. Theotonio DOS SANTOS. Editora Insular. 232 páginas. 2015

Resenha - Santos - Leia mais…

Entrevista com Roselis Batista

Poeta, linguista e professora, Roselis Maria Batista atualmente leciona e pesquisa na Universidade de Reims Champagne Ardenne. Na tese de doutorado, estudou a presença da mulher nas telenovelas brasileiras e mexicanas.

Entrevista com Roselis Batista - Leia mais…